O papel alumínio desempenha importante papel na cozinha. Seja para cobrir uma carne suína ao fazê-la no forno para que cozinhe melhor e não perca a suculência, ou até para forrar uma grelha e assar legumes na churrasqueira.
Se você pensou em forrar uma forma para assar alguns biscoitos, saiba que está cometendo um importante erro.
A explicação é bem simples. Este papel alumínio (como o nome já diz) possui alta concentração de alumínio (uau!), mas qual é o problema disso? Acontece que este metal, além de ser um excelente condutor de calor, consegue reter este calor em temperaturas bastante elevadas. Isto faz com que o seu biscoito não asse de maneira homogênea. A parte que está em contato com o papel alumínio assará mais rápido que a superfície, que assará apenas com o ar aquecido do seu forno.
Não é à toa que biscoitos assados sobre uma folha de papel alumínio, comumente se apresentam mais escurecidos em seu fundo (ou às vezes até queimados).
A solução, caso queira forrar a sua forma, é utilizar o papel manteiga. Ele permitirá que os biscoitos cozinhem uniformemente e também não grudará neles (como eventualmente acontece com o papel alumínio). Esta dica serve para qualquer tipo de biscoito, ok?
Mas espera aí, a forma que eu utilizo é de alumínio, o que eu faço?
É verdade, as formas mais comuns que existem no mercado (e possivelmente na sua casa) são de alumínio. Você até pode utilizá-las para fazer os biscoitos, desde que fique atento a este problema da temperatura e não se importe de ter biscoitos com fundo mais escurecidos.
Uma solução ao fazer biscoitos é utilizar formas de outro material, como as de cerâmica, de teflon, ou mesmo de silicone. Encontrei uma matéria que fala bastante sobre os tipos e materiais de formas, vale a pena conferir.
---
Outras referências: Allrecipes.