Sempre quando vamos cortar algum ingrediente buscamos cortes uniformes, não é mesmo?
Certamente você já deve ter tentado cortar bacon em temperatura ambiente. E, certamente viu que não é uma tarefa muito agradável e fácil. As camadas intercaladas de carne e gordura vão escorregando pela mão, engordurando a faca e deixando a tarefa ainda mais complicada. No final, você obterá um amontoado de bacon partido, mas completamente sem padrão, além de ter se irritado durante o processo.
Mas o que fazer então?
Devo guardar meu bacon no congelador? Não exageremos. O bacon congelado também será bastante difícil de cortar, porém, por motivos diferentes. Estará tão duro que a faca não conseguirá penetrar na carne e gordura da peça.
A dica simples que podemos sugerir é: antes de levá-lo para a tábua de corte, retire o bacon de sua geladeira e deixe-o em seu congelador por 10 à 15 minutos. Será tempo suficiente para diminuir a temperatura do bacon, sem congelá-lo, deixando a peça numa textura firme e ideal para o corte.
Observe na imagem abaixo a diferença do corte entre um bacon que sofreu este processo, de um cortado em temperatura ambiente. Vale a pena, não é mesmo?
Imagem e referência: Serious Eats
Imagem da capa: Foto de RitaE.