A tapioca ou goma de tapioca, é um produto obtido da mandioca e tem origem indígena. Os primeiros relatos de consumo são de tribos do norte e nordeste brasileiro, o mais antigo no atual estado do Pernambuco.
Hoje em dia já é consumida em todo país e facilmente encontrada. Mas esse fato pode ser considerado recente, ela ganhou espaço e reconhecimento por ser indicada como uma substituta do pão, mais leve, de fácil digestão e sem gluten.
Entretanto outras informações foram sendo reconhecidas, causando veto em dietas. Constituida principalmente por carboidratos, possui alto índice glicêmico e baixo valor nutricional, não indicada aos diabéticos e abolida pelos lowcarb (dieta baseada no baixíssimo consumo de carboidratos).
Mas calma lá, nem tudo está perdido. É fácil melhorarmos o desempenho nutricional sem perder a praticidade da tapioca. Pode ser com recheios mais complexos em fibras e proteínas ou adicionando ingredientes à nossa massa, que também contribuirão com suas propriedades.
Crepioca colorida de beterraba!!!
1 ovo.
3 colheres de sopa de tapioca.
1/2 beterraba média.
Pitada de sal e condimentos a gosto.
Basta processar todos ingredientes e dourar em uma frigideira, como uma panqueca.
Podemos variar as cores, sabores e leque nutritivo substituindo a beterraba. Cenoura, manjericão e pimentão vermelho, apresentam resultados interessante, use da tua criatividade e divirta-se.