Nossas queridas formas de alumínio, ou assadeiras, ou como você preferir chamar, são verdadeiras heroínas da cozinha. Servem para todo tipo de assado no forno, desde aquele franguinho com legumes, até delicadas bolachinhas de Natal. São duras na queda e costumam voltar destruídas da batalha.
Independentemente do que você estiver assando, uma coisa é certa: elas irão sujar, grudar alimentos, às vezes queimar e, serão sempre difíceis de limpar. A não ser que você se prepare antecipadamente! Mas calma... já iremos chegar lá!
Por enquanto temos uma boa e uma má notícia quanto a isso. A boa é que a internet está cheia de promessas do tipo “dicas para limpar sua assadeira facilmente”. A má notícia é que grande parte delas NÃO FUNCIONA (quem está falando isso não sou eu, é o site Eating Well, clique e veja você mesmo). Mas vamos logo ao que interessa.
Primeiro passo pré-limpeza
Eis os ingredientes que você irá precisar:
- Bicarbonato de sódio
- Vinagre
Faça uma pasta com estes dois ingredientes com bastante bicarbonato e bastante vinagre. Em seguida espalhe por toda a superfície que está suja e será esfregada. Você pode ainda polvilhar mais um pouco de bicarbonato por cima e borrifar um vinagre extra. Deixe esta pasta agir por pelo menos 30 minutos antes de continuar os trabalhos.
Você pode substituir essa mistura por pasta de dente (especialmente aquelas que prometem combater o tártaro), mas convenhamos, a mistura de bicarbonato com vinagre é muito mais barata e conveniente.
Você não vai escapar da esfregação.
Se você caiu nesse link esperando promessas milagrosas, lamento muito. O objetivo aqui é ensinar a limpar bem e de maneira adequada, por isso, aquela esfregação toda vai precisar acontecer.
Utilizando água quente, detergente (ou mesmo sabão) e uma boa palha de aço (ok, pode ser uma esponja de qualidade) esfregue por toda a superfície onde você aplicou aquela pasta anteriormente. É importante saber que: se a sua assadeira é feita de material antiaderente, ela NÃO pode ser limpa com a palha de aço, mas sim com uma esponja bem macia (a etapa anterior – bicarbonato mais vinagre – pode e deve ser executada em assadeiras antiaderentes também).
A prevenção é o melhor remédio
É isso mesmo que você já estava pensando. Prevenindo-se você terá menos trabalho. Por isso, se possível, forre as formas antes de utilizá-las. Os materiais mais indicados são papel manteiga e papel laminado. Uma observação, se for assar biscoitos, evite os laminados de alumínio (entenda o porquê, acessando este link).