Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
BACK

#05 Vamos Falar Sobre Cerveja - Harmonização

#05 Vamos Falar Sobre Cerveja - Harmonização
Leonardo Duarte
Dec. 13 - 3 min read
000

Hoje é dia de desmistificar a harmonização com cervejas!

Quando falamos em harmonização, a primeira coisa que pensamos é em pratos chiques com uma taça de vinho, mas quanto mais conhecermos os estilos de cerveja, mais fácil perceberemos que em diversos pratos, dos mais simples aos mais complexos, existem cervejas que harmonizam tão bem e até melhor que ele.

Para adentrar no mundo de harmonizações com cerveja, desde as mais clichês até as mais improváveis e saborosas, precisamos entender seus conceitos básicos. O objetivo da harmonização é que a combinação da comida com a bebida resulte numa experiência melhor que consumir cada um deles individualmente.

Apesar das infinitas possibilidades de combinações de pratos com cerveja, existem algumas dicas básicas que nos ajudam a harmonizar com mais segurança, observando os tipos de harmonização por exemplo:

Harmonização por semelhança:

Onde combinamos aspectos semelhantes do prato com a cerveja, por exemplo, um prato mais leve, como filé de peixe ao molho de laranja harmonizando com uma witbier (cerveja belga de trigo com características mais refrescantes), ou ainda um bolo de chocolate com uma imperial stout (cerveja inglesa escura com notas de café e chocolate).

Harmonização por contraste:

Aquela harmonização onde elementos opostos combinam entre si. Nesse caso, costumo sempre levar em consideração como os sabores básicos se combinam, por exemplo, sal e gordura se combinam com amargor. Experimente a combinação clássica de hambúrguer com IPA (India Pale Ale, cerveja da escola inglesa onde predomina as características do lúpulo), o amargor da cerveja vai limpar a gordura do hambúrguer no paladar, tornando a experiência do consumo do conjunto melhor que cada um deles separado.

Harmonização por complemento:

Este é o tipo mais complexo de harmonização, onde elementos completamente diferentes se unem para criar um novo sabor, como café com leite por exemplo. O café individualmente tem um sabor específico assim como o leite, quando misturados, é possível identificar as características de um ou do outro, mas o sabor do conjunto é bem diferente de cada um individualmente. Experimente ostras ao bafo com uma dry stout (estilo de cerveja da escola inglesa com notas de café torrado e chocolate), um prato leve com uma cerveja de personalidade criando um sabor novo surpreendente.

A base é essa e aos poucos vamos sugerindo novas harmonizações por aqui! Se você quiser mais sugestões de harmonização, dê uma olhada no meu perfil no instagram @duarteleolima! Comenta com a gente as harmonizações mais improváveis que você já fez, quais deram certo e quais não?

E lembre-se, o segredo da harmonização é experimentar! Teste e descubra quais combinações te agradam mais, depois volta aqui e me conta!! ;)

Saúde, e até a próxima!!

 


Report publication
    000

    Recomended for you