Agora sim vamos falar sobre ela, presença confirmada em qualquer confraternização, a rainha dos carnavais, a cerveja!
A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo, e no Brasil não poderia ser diferente. Aqui ela é considerada a bebida mais popular, e digo mais popular no sentido de mais acessível. Considere o lado bom e o lado ruim dessa frase, voltaremos à isso mais tarde.
Especialistas sugerem que essa popularidade seja justificada pelo clima, outros pela personalidade ‘festeira’ do brasileiro, outros ainda pelo fator preço de venda acessível de alguns estilos. Independente do motivo, o certo é que a cerveja é nossa bebida preferida. Agora, você sabe do que é feita a cerveja?
Falando de ingredientes de forma genérica, cerveja é composta por água, malte, lúpulo, levedura e adjuntos.
Água
A água é um fator extremamente importante para a qualidade da cerveja, não basta ela ser potável, é necessário avaliar o perfil químico da água que a cervejaria vai utilizar e, se necessário, alterá-lo para fazer uma boa cerveja.
Malte
O malte é basicamente um cereal, que passa pelo processo de malteação (processo empregado para preparar o malte através da germinação sob condições controladas), o cereal mais comumente utilizado é a cevada.
Lúpulo
O lúpulo é uma flor que se adapta mais facilmente em climas frios, confere a cerveja sabor, aroma, e contribui para a durabilidade da bebida.
Adjunto
Adjunto é todo e qualquer outro ingrediente que a imaginação do cervejeiro quiser usar, frutas por exemplo, ou cereais não maltados como aveia e trigo.
Agora que efetivamente começamos a falar sobre cerveja, diz pra mim, o que você quer saber sobre ela? Quer aprofundar o papo sobre ingredientes? Vem comigo nos comentários falar sobre cerveja!